Educação Supletiva - jovens e adultos


PROJETO CRESCER -BASE DE EDUCAÇÃO SUPLETIVA

DESCRIÇÃO

 Projeto Crescer -  educação supletiva que abrange Ensino Fundamental e Médio.

 JUSTIFICATIVA
O mercado de trabalho tem adquirido características diversas daquelas experimentadas nas fases de expansão industrial. A globalização e a era do conhecimento impuseram o acirramento da competição não apenas entre as empresas, mas também entre os trabalhadores. Em face dos ganhos de produtividade ocasionados pela tecnologia, o incremento do número de vagas não vem acompanhando na mesma proporção ao aumento da produção. Por um lado, como resultado, os processos de seleção para os novos postos se tornaram mais rigorosos, com altas demandas de formação dos candidatos. Por outro lado, a inserção do indivíduo na sociedade com plenos direitos de cidadania passa, cada dia mais, pelo critério educacional. Sem uma sólida formação, aumenta-se a discrepância entre os que têm amplo acesso à informação (base da sociedade da Era do Conhecimento) e os que o têm de forma restrita.

O projeto Crescer (educação supletiva) foi elaborado para atender às necessidades de formação escolar de adolescentes, jovens e adultos que não concluíram os níveis Fundamental e Médio na idade apropriada. 
Além da escolaridade insuficiente para as demandas do mercado de trabalho, os membros desse grupo apresentam baixa autoestima e dificuldades de expressarem ideias e apresentarem argumentos convincentes. Muitos vivem à margem da sociedade por várias razões, tendo como como pano de fundo a falta de escolaridade ou escolaridade deficiente.
Com um curso de qualidade voltado para a Educação de Jovens e Adultos e a aplicação de conteúdos significativos, num tempo reduzido, podem-se criar condições para que o aluno promova a construção de uma base intelectual que lhe permita vencer o hiato entre a capacitação atual e a desejável para a inserção no mercado de trabalho.

PRINCÍPIOS

a)      Gratuidade
b)      Trabalho voluntário (aulas ministradas por voluntários - profissionais ou estudantes de cursos relacionados com as disciplinas oferecidas de acordo com a grade curricular)
c)      A educação de jovens e adultos como promotora da cidadania

Beneficiados

Jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio, na idade apropriada, observado o disposto no $ 1º do art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9.394/96):

a)      nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de 15 anos;
b)      nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 18 anos.

OBJETIVOS

a)             oferecer condições técnicas aos alunos que concluírem o Ensino Fundamental e Médio, dentro dos parâmetros da Educação de Jovens e Adultos estabelecidos pela LDB;
b)             preparar os alunos para o mercado de trabalho, por meio do incremento no nível de escolaridade;
c)      criar condições para a elevação da autoestima do alunado.

METAS

Atender alunos, assim divididos: ...de Ensino Fundamental e ...de Ensino Médio, dentro do ano letivo de ...

CONTEÚDO

O projeto Crescer- educação supletiva- aborda conteúdos das seguintes áreas do conhecimento, em nível de Ensino Fundamental e Médio, de acordo como os Parâmetros Curriculares Nacionais e com o programa oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
 Ensino fundamental: Português, Inglês, História, Geografia, Ciências, Matemática .
Ensino médio: Português, Matemática, Inglês, História, Geografia, Biologia, Química e Física.

Cada área do conhecimento citada conta com um subprojeto que abrange os objetivos instrucionais e o conteúdo programático específico. A metodologia e os processos avaliativos seguem os parâmetros do projeto-base.

METODOLOGIA:

a)      Abordagem participativa do processo ensino-aprendizagem

O projeto Crescer valoriza o conhecimento que o aluno possui, como resultado de sua experiência de vida. Com base nesse referencial, constrói-se uma inter-relação entre esse conhecimento de natureza empírica e o saber acadêmico, dando ênfase ao aperfeiçoamento do novo aprendizado. Dá-se enfoque, de igual maneira, ao atendimento individualizado.

b)      Utilização de múltiplos recursos instrucionais

A didática envolve trabalhos em grupo e aulas expositivas, com o uso do quadro de giz, livro didático, videoaulas, letras de músicas, leitura e produção de texto.

d) As aulas têm duração de 45 minutos, de segunda a sexta, das 19 às 22 h.

d) Avaliação

O desempenho dos alunos será avaliado durante o curso, de acordo com a participação em sala de aula, realização de atividades propostas e/ou simulados bimestrais, abrangendo o conteúdo ministrado até as presentes datas.

 LOCAL DE FUNCIONAMENTO:

Indeterminado

-----CUSTOS

Item
Valor mensal
Valor anual
Ajuda de custo aos voluntários*


Reprografia


Aluguel de salas


Serviços de apoio


Total



*Os professores voluntários recebem ajuda de custo da instituição patrocinadora------------------------, destinada a cobrir despesas de transporte e alimentação, consoante contrato de trabalho voluntário firmado com a patrocinadora (modelo anexo).

CRONOGRAMA GERAL

Início das aulas:  primeira semana de fevereiro.
Término: última semana de novembro.
Horário das aulas : das 19 às 22 h, durante a semana.
Plantão de dúvidas aos sábados, das x às y h.

Principais etapas:

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira


 RESPONSÁVEIS

Instituição responsável:  – Diretor:
Coordenação pedagógica e orientação educacional – Profa. Antônia de Fátima Fuini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Ler é preciso A PALAVRA NA MEMÓRIA E NO  CORAÇÃO Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11 A prática da lei...