PROJETO CRESCER -BASE DE EDUCAÇÃO SUPLETIVA
DESCRIÇÃO
Projeto Crescer - educação supletiva que abrange
Ensino Fundamental e Médio.
JUSTIFICATIVA
O mercado de trabalho tem adquirido características diversas
daquelas experimentadas nas fases de expansão industrial. A globalização e a era do conhecimento impuseram o acirramento da competição não apenas entre as
empresas, mas também entre os trabalhadores. Em face dos ganhos de
produtividade ocasionados pela tecnologia, o incremento do número de vagas não
vem acompanhando na mesma proporção ao aumento da produção. Por um lado, como
resultado, os processos de seleção para os novos postos se tornaram mais
rigorosos, com altas demandas de formação dos candidatos. Por outro lado, a
inserção do indivíduo na sociedade com plenos direitos de cidadania passa, cada
dia mais, pelo critério educacional. Sem uma sólida formação, aumenta-se a
discrepância entre os que têm amplo acesso à informação (base da sociedade da
Era do Conhecimento) e os que o têm de forma restrita.
O projeto Crescer (educação supletiva) foi
elaborado para atender às necessidades de formação escolar de adolescentes,
jovens e adultos que não concluíram os níveis Fundamental e Médio na idade
apropriada.
Além da escolaridade insuficiente para as demandas do mercado de trabalho, os membros desse grupo apresentam baixa autoestima e dificuldades de expressarem ideias e apresentarem argumentos convincentes. Muitos vivem à margem da sociedade por várias razões, tendo como como pano de fundo a falta de escolaridade ou escolaridade deficiente.
Além da escolaridade insuficiente para as demandas do mercado de trabalho, os membros desse grupo apresentam baixa autoestima e dificuldades de expressarem ideias e apresentarem argumentos convincentes. Muitos vivem à margem da sociedade por várias razões, tendo como como pano de fundo a falta de escolaridade ou escolaridade deficiente.
Com um curso de qualidade voltado para a Educação de Jovens
e Adultos e a aplicação de conteúdos significativos, num tempo reduzido,
podem-se criar condições para que o aluno promova a construção de uma base
intelectual que lhe permita vencer o hiato entre a capacitação atual e a
desejável para a inserção no mercado de trabalho.
PRINCÍPIOS
a) Gratuidade
b) Trabalho
voluntário (aulas ministradas por voluntários - profissionais ou estudantes de cursos relacionados
com as disciplinas oferecidas de acordo com a grade curricular)
c) A educação de
jovens e adultos como promotora da cidadania
Beneficiados
Jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade dos
estudos no ensino fundamental e médio, na idade apropriada, observado o disposto
no $ 1º do art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei
9.394/96):
a) nível de
conclusão do ensino fundamental, para os maiores de 15 anos;
b) nível de
conclusão do ensino médio, para os maiores de 18 anos.
OBJETIVOS
a)
oferecer condições técnicas aos alunos que concluírem o Ensino
Fundamental e Médio, dentro dos parâmetros da Educação de Jovens e Adultos
estabelecidos pela LDB;
b)
preparar os alunos para o mercado de trabalho, por meio do incremento no
nível de escolaridade;
c) criar
condições para a elevação da autoestima do alunado.
METAS
Atender alunos, assim divididos: ...de Ensino Fundamental
e ...de Ensino Médio, dentro do ano letivo de ...
CONTEÚDO
O projeto Crescer- educação supletiva- aborda conteúdos das seguintes
áreas do conhecimento, em nível de Ensino Fundamental e Médio, de acordo como
os Parâmetros Curriculares Nacionais e com o programa oficial da Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo.
Ensino fundamental: Português, Inglês, História, Geografia, Ciências, Matemática .
Ensino fundamental: Português, Inglês, História, Geografia, Ciências, Matemática .
Ensino médio: Português, Matemática, Inglês, História,
Geografia, Biologia, Química e Física.
Cada área do conhecimento citada conta com um subprojeto que abrange os objetivos instrucionais e o conteúdo programático específico. A
metodologia e os processos avaliativos seguem os parâmetros do projeto-base.
METODOLOGIA:
a) Abordagem
participativa do processo ensino-aprendizagem
O projeto Crescer valoriza o conhecimento que o
aluno possui, como resultado de sua experiência de vida. Com base nesse
referencial, constrói-se uma inter-relação entre esse conhecimento de natureza
empírica e o saber acadêmico, dando ênfase ao aperfeiçoamento do novo
aprendizado. Dá-se enfoque, de igual maneira, ao atendimento individualizado.
b) Utilização de
múltiplos recursos instrucionais
A didática envolve trabalhos em grupo e aulas expositivas,
com o uso do quadro de giz, livro didático, videoaulas, letras de músicas,
leitura e produção de texto.
d) As aulas têm duração de 45 minutos, de segunda a sexta,
das 19 às 22 h.
d) Avaliação
O desempenho dos alunos será avaliado durante o curso, de
acordo com a participação em sala de aula, realização de atividades propostas
e/ou simulados bimestrais, abrangendo o conteúdo ministrado até as presentes
datas.
LOCAL DE
FUNCIONAMENTO:
Indeterminado
-----CUSTOS
Item
Valor mensal
Valor anual
Ajuda de custo aos voluntários*
Reprografia
Aluguel de salas
Serviços de apoio
Total
*Os professores voluntários recebem ajuda de custo da
instituição patrocinadora------------------------, destinada a cobrir despesas
de transporte e alimentação, consoante contrato de trabalho voluntário firmado
com a patrocinadora (modelo anexo).
CRONOGRAMA GERAL
Início das aulas:
primeira semana de fevereiro.
Término: última semana de novembro.
Horário das aulas : das 19 às 22 h, durante a semana.
Plantão de dúvidas aos sábados, das x às y h.
Principais etapas:
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Instituição responsável:
– Diretor:
Coordenação pedagógica e orientação educacional – Profa.
Antônia de Fátima Fuini
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