Alfabetização de
jovens e adultos
- Projeto Crescer: alfabetização de jovens e adultos.
INTRODUÇÃO
Acreditamos
que o crescente número de jovens e adultos analfabetos e semianalfabetos se
deve a alguns fatores: falta de condições de frequentar uma escola, uma vez que muitos
tiveram de trabalhar em idade escolar, outros, talvez por falta de incentivo.
De qualquer forma, estamos diante de uma clientela insegura e sem perspectivas
quanto ao futuro. O aluno se sente desconfortável ao afirmar que não sabe ler,
tem vergonha de ainda não saber ler e escrever.
Ao
lado dessa problemática, encontramos uma pedagogia autoritária com informações
prontas e acabadas, textos infantis, frases distantes da realidade do aluno,
desmotivando-o e levando-o a se sentir incapaz de pensar por si mesmo, de
expressar suas idéias.
Dessa
forma, em vez de apresentar as palavras e frases para serem copiadas, pensamos
ser importante partir do universo vocabular de aluno, por meio de palavras
significativas para ele. Usamos termos referentes às necessidades de seu
bairro, ou situação vivida em família ou na comunidade.
Na
verdade, quando o aluno participa do processo de aprendizagem, ele se sente
seguro, útil, parte do projeto. Deixa de ser apenas uma pessoa que está lá para
receber alguma informação, ou alguém que não pode colaborar porque nada tem a
acrescentar.
Adultos
analfabetos podem não saber ler ou dominar a escrita, mas possuem um nível de
letramento: são capazes de tomar ônibus, fazer compras, lidar com dinheiro.
Assistem a programas de TV, mantêm diálogos, enfim vive normalmente em
sociedade. Não podemos nos esquecer de que nosso aluno tem muito a
ensinar, não apenas a aprender conosco.
Pensando
em desenvolver uma pedagogia que inspire nossos alunos a se alfabetizarem de
modo efetivo e prazeroso, reformulamos o projeto "CRESCER" DE
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
OBJETIVOS
Levar
o aluno analfabeto e/ou semi-analfabeto a:
· - ler, embora ainda não
saiba ler;
- escrever, apesar de ainda não saber escrever;
- escrever, apesar de ainda não saber escrever;
· - desenvolver o gosto
pela leitura e escrita, tendo em vista a importância da mesma
para a interação do indivíduo na sociedade;
· - levantar a autoestima
· - assumir a
responsabilidade como cidadãos capazes de transformar sua realidade.
CONTEÚDO:
PORTUGUÊS
Leitura
de textos curtos: receitas culinárias, anúncios, frases
de propaganda, poemas, crônicas, contos, manchetes de jornal, lista
de compras, palavras cruzadas, trava-línguas, letras
de música entre outros.
- Apostilas contendo
processo de formação das palavras, estruturação de frases e de pequenos textos
- Decomposição das
palavras em sílabas - estudos dos fonemas -
- Encontro vocálico e
encontro consonantal
- Aspectos
gramaticais: a palavra no contexto;
- termos que
tenham utilidade para abordar comentários e facilitar a comunicação.
- Ortografia
- Pontuação
MATEMÁTICA - Operações
fundamentais- tabuada - cálculos simples.
HISTÓRIA: Inserir o aluno no
contexto histórico
GEOGRAFIA - conteúdos
voltados para a atualidade.
METODOLOGIA:
· partindo da
experiência do aluno, procuramos levá-lo ao aperfeiçoamento de seus
conhecimentos;
· - leitura
de textos curtos( feita pelo professor e, em seguida, pelos alunos
que já conseguem ler.
· Produção de texto
individual e em grupo - reescritura.
· Dramatização de
situações que refletem a realidade do aluno.
· Cartazes com figuras e
a palavras escritas ( nomeando a imagem)- pedir que o aluno faça uma
lista de palavras encontradas numa determinada figura ou de
objetos encontrados num cômodo de uma casa.
· Trabalhar temas de
acordo com a realidade e ou vivência do grupo:
desemprego, violência, saúde, alimentação, transporte, greves.
· Aulas preparadas
mediante necessidade do grupo( levantamento de situações que a comunidade
enfrenta)
Na
verdade, nossa intenção não é passar algo pronto para o professor, uma
receita a seguir, um modelo único, pois isso seria tolher
sua criatividade .O que oferecemos é apenas um ponto de
partida: alguns planos de aula , textos inspiradores e sugestões de leitura.
AVALIAÇÃO
DOS CONTEÚDOS:
Durante
as aulas pretendemos discutir temas como : política, cidadania, vida com
dignidade, violência, corrupção, liberdade de expressão, atitudes de nossos
governantes, etc.
Preparamos
nossas aulas com o intuito de ajudar os alunos a resolver problemas próprios de
sua comunidade.
A
avaliação é feita durante as aulas a partir das produções dos alunos.
Respeitamos
a grafia do aluno, mesmo que ele escreva "errado", não o
desencorajamos, apenas escrevemos de maneira correta, levando-o a preconceber o
erro e reescrever a palavra de forma correta
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