Prática de leitura e escrita com base na Bíblia




Projeto – PRÁTICA DE LEITURA, ENTENDIMENTO E PRODUÇÃO DE TEXTO  COM BASE NA BÍBLIA
 Idealizadora do projeto - Profª. Antônia de Fátima Fuini
Observação: 


 “Crer é também pensar”
John R. W. Stott

Justificativa

Um dos sérios problemas contemporâneos é a preguiça de ler e a dificuldade de escrever CORRETAMENTE. Sendo que escrever corretamente não é só questão de ortografia, mas também de produção de textos que façam sentido. Ouvimos frequentemente: “O brasileiro não gosta de ler". É comum vermos pessoas que, apesar de frequentarem a escola e receberem diploma de conclusão de curso, não conseguirem interpretar nem um texto simples. No meio de nossas igrejas vem se desenvolvendo esse mesmo comodismo em relação à leitura da Bíblia. É preciso mudar esse quadro urgentemente.
Talvez haja muitas pessoas com dificuldade de ler e escrever, principalmente de interpretar aquilo que lê. Alguns não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Outros, apesar de terem concluído o ensino fundamental e médio, apresentam sérios erros de interpretação e escrita.
Nesse sentido, podemos observar as dificuldades enfrentadas na hora de ingressar no mercado de trabalho, ou passar em concursos. Estudos mostram que há vagas, mas não há candidatos qualificados para ocupá-las. Esse assunto tem gerado insatisfação pessoal e frustração diante dos desafios encontrados. Às vezes, uma questão simples deixa de ser resolvida por falta de entendimento do texto.
Em se tratando da vida espiritual, esse quadro se repete. Cristãos leem a Bíblia, mas não entendem o texto nem o contexto ou interpretam-no de maneira equivocada, gerando erros doutrinários e comportamentos estranhos que vão contra a vontade de Deus. Criam uma doutrina com base num trecho isolado e passam essa prática de geração em geração.
Diante desse quadro, sugerimos começar um projeto com aulas de prática de leitura e escrita a fim de auxiliar a pessoa a ler e compreender textos, bem como a escrever corretamente.
O processo é: ler > compreender > adquirir conhecimento> relacionar esse conhecimento com a vida e escrever sobre essa prática.
Na Bíblia há vários exemplos sobre a importância da leitura.
Citaremos 3 deles:
Trecho I
(1 Timóteo 4:13 “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.”)
O jovem Timóteo recebeu treinamento cristão diretamente do Apóstolo Paulo. Dentre as recomendações dadas pelo apóstolo, encontramos a prática da leitura.
A solução do Apóstolo Paulo continua a mesma: “persiste em ler”. Persiste em ler a Bíblia. Ler e perguntar ao autor da Palavra que lições ele está querendo nos ensinar.
 Persistir não é “ler de vez em quando”, no tempinho que sobra. Persistir é desenvolver a disciplina de ler regularmente. Se examinada em seu amplo contexto, a Bíblia tem os ensinos de que precisamos. Portanto, devemos persistir na leitura da Palavra de Deus.
Trecho II
Você entende o que lê?
Atos 8:26-31
“ Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza".
Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e,de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.
E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a".
Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? "
Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.Atos 8:26-31
Trecho III
“O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.”
Lucas 2:40
Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas. Lucas 2:46-47
Observação:
Não queremos dizer que uma pessoa iletrada não seja capaz de compreender as Escrituras, até porque precisamos da capacitação do Espírito Santo para compreendê-las, ainda que sejamos doutores em assuntos teológicos.
Área de interesse:
 Estudantes, profissionais, pessoas que desejam aprimorar a leitura e a escrita.
Quem pode participar do projeto?
O curso é aberto para todos.
Sugestão: aulas, tempo e local a combinar
Duração 6 a 9 meses, com possibilidade de prorrogação.
Objetivos
- ler com proficiência, escrever e falar corretamente;
- entender o texto, pensar sobre o assunto e estabelecer argumentos lógicos.
- Trabalhar a automotivação e autodisciplina.
-  Entender a diferença entre VONTADE E NECESSIDADE:
EU QUERO ISSO? EU PRECISO DISSO?
POR QUE DEVO FAZER OU NÃO FAZER TAL COISA?
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DOS MEUS ATOS?
ESTRATÉGIAS
Trabalhar com textos bíblicos motivadores que proporcionem ao estudante reconhecer o valor do conhecimento, principalmente, para sua vida espiritual e assumir a responsabilidade por seu aprendizado.
Por que é importante estudar? Onde aplicar o conhecimento adquirido?
Por que não consigo entender o que leio ou executar alguma tarefa?
Por que não gosto de ler e escrever?
Por que não gosto de estudar?

PERGUNTAS IMPORTANTES diante de um texto:
Qual é o assunto?
O que vem antes? E depois?
 Quem escreveu o texto? Por quê? para quem? Em que época foi escrito? Qual o contexto?

Material escrito
Textos bíblicos, iniciando com as Parábolas de Jesus, em seguida elaborar um estudo temático com Passagens da das Escrituras.
Conteúdo  básico de língua portuguesa:
Ortografia
Acentuação – pronúncia correta
Sílaba - palavra  - estrutura da frase
Sentido das palavras na frase e da frase no texto.
Verbos
Significado das palavras
Uso do dicionário
Elaboração: frase, período, texto
Reescritura de textos
Correção de frases
Ditado

Exemplo de texto:
O BOM SAMARITANO
                                                   
Das parábolas de Jesus, esta é uma das mais profundas, pois revela a compaixão que há no coração de um homem. É a Parábola que fala da resposta do homem ao coração de Deus.
Vamos ler as palavras de Jesus no Evangelho escrito por Lucas, o “médico amado”,grande colaborador do Apóstolo Paulo.
Lucas 10:25 a 37 ( NVI)

25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? "
26"O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? "
27 Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".
28 Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá".
29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus:
"E quem é o meu próximo? "
30 Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar, lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
36 "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? "
37 "Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".
Questões sobre o texto:
1.    Por que os personagens não têm nome próprio   
2. Como o caráter de cada personagem é revelado no texto?
2. Por que Jesus respondeu à pergunta do perito da lei, contando-lhe uma história?
3. Comente sobre  a atitude de cada personagem:
a) Perito
b)Sacerdote........................................................................
c)Levita ...................................................................
d) Samaritano .........................................................

  4. É fácil  imitar a atitude do samaritano? Justifique sua resposta.
  5. Reescreva a Parábola do Samaritano com suas palavras.

Estudo da língua:
1. Vamos falar sobre verbos
Tempo, modo e pessoa.
Em que tempo está a maioria dos verbos? Por quê?
Qual é o modo do verbo? O que ele nos ensina?
Clique no link para uma aula sobre verbo.
Estudo do verbo


2. Faça uma lista das palavras acentuadas. Vamos descobrir juntos por que elas levam acento gráfico.
3. 

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