Alfabetização de adultos


Alfabetização de jovens e adultos

-          Projeto Crescer:  alfabetização de jovens e adultos.
INTRODUÇÃO
      Acreditamos que  o crescente número de jovens e adultos analfabetos e semianalfabetos se deve a alguns fatores: falta de condições de frequentar uma escola, uma vez que  muitos tiveram de trabalhar em idade escolar, outros, talvez por falta de incentivo. De qualquer forma, estamos diante de uma clientela insegura e sem perspectivas quanto ao futuro. O aluno se sente desconfortável ao afirmar que não sabe ler, tem vergonha de ainda não saber ler e escrever.
      Ao lado dessa problemática, encontramos uma pedagogia autoritária com informações prontas e acabadas, textos infantis, frases distantes da realidade do aluno, desmotivando-o e levando-o a se sentir incapaz de pensar por si mesmo, de expressar suas idéias.
     Dessa forma, em vez de apresentar as palavras e frases para serem copiadas, pensamos ser importante partir do universo vocabular de aluno, por meio de palavras significativas para ele. Usamos termos referentes às necessidades de seu bairro, ou situação vivida em família ou na comunidade.
    Na verdade, quando o aluno participa do processo de aprendizagem, ele se sente seguro, útil, parte do projeto. Deixa de ser apenas uma pessoa que está lá para receber alguma informação, ou alguém que não pode colaborar porque nada tem a acrescentar.
   Adultos analfabetos podem não saber ler ou dominar a escrita, mas possuem um nível de letramento: são capazes de tomar ônibus, fazer compras, lidar com dinheiro. Assistem a programas de TV, mantêm diálogos, enfim vive normalmente em sociedade. Não podemos nos esquecer de que nosso aluno tem muito a ensinar, não apenas a aprender conosco.
    Pensando em desenvolver uma pedagogia que inspire nossos alunos a se alfabetizarem de modo efetivo e prazeroso, reformulamos o projeto "CRESCER" DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
OBJETIVOS
Levar o aluno analfabeto e/ou semi-analfabeto a:
·       -  ler, embora ainda não saiba ler; 
          - escrever, apesar de ainda não saber escrever;
·      -  desenvolver o gosto pela leitura e escrita, tendo em vista a importância da mesma para  a interação do indivíduo  na sociedade;
·        - levantar a autoestima
·       -  assumir a responsabilidade como cidadãos capazes de transformar sua realidade.
CONTEÚDO:
PORTUGUÊS
Leitura de textos curtos: receitas culinárias, anúncios, frases de propaganda, poemas, crônicas, contos, manchetes de jornal, lista de compras,  palavras cruzadas,  trava-línguas,  letras de música entre outros.
-          Apostilas contendo processo de formação das palavras, estruturação de frases e de pequenos textos
-          Decomposição das palavras em sílabas - estudos dos fonemas -
-          Encontro vocálico e encontro consonantal
-          Aspectos gramaticais:  a palavra no contexto;
-           termos que tenham utilidade para abordar comentários e facilitar a comunicação.
-          Ortografia
-           Pontuação
MATEMÁTICA - Operações fundamentais- tabuada - cálculos simples.
HISTÓRIA: Inserir o aluno no contexto histórico
GEOGRAFIA - conteúdos voltados para a atualidade.
METODOLOGIA:
·         partindo da experiência do aluno, procuramos levá-lo ao aperfeiçoamento de seus conhecimentos;
·      -   leitura de  textos curtos( feita pelo professor e, em seguida, pelos alunos que já conseguem ler.
·         Produção de texto individual e em grupo - reescritura.
·         Dramatização  de situações  que refletem   a realidade do aluno.
·         Cartazes com figuras e a palavras escritas ( nomeando a imagem)- pedir que o aluno faça uma lista  de palavras encontradas numa determinada figura ou de objetos  encontrados num cômodo de uma casa.
·         Trabalhar temas de acordo com a  realidade e ou  vivência do grupo: desemprego, violência, saúde, alimentação, transporte, greves.
·         Aulas preparadas mediante necessidade do grupo( levantamento de situações que a comunidade enfrenta)
Na verdade, nossa intenção não é  passar algo pronto para o professor,  uma receita a seguir, um modelo único, pois isso seria tolher sua   criatividade .O que oferecemos é apenas um ponto de partida: alguns planos de aula , textos inspiradores e sugestões de leitura.

AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS:
Durante as aulas pretendemos discutir temas como : política, cidadania, vida com dignidade, violência, corrupção, liberdade de expressão, atitudes de nossos governantes, etc.
Preparamos nossas aulas com o intuito de ajudar os alunos a resolver problemas próprios de sua comunidade.
A avaliação é feita durante as aulas a partir das produções dos alunos.
Respeitamos a grafia do aluno, mesmo que ele escreva "errado", não o desencorajamos, apenas escrevemos de maneira correta, levando-o a preconceber o erro e reescrever a palavra de forma correta

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