quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os dez mandamentos





Traduções contemporâneas dos dez mandamentos


I Não terás outros deuses Não crerás na existência de outros deuses, senão de Deus. Não explicarás o universo senão em relação a Deus. Não terás outro critério de verdade senão Deus. Não te relacionarás com pseudo-divindades, senão com Deus. Não dependerás de falsos deuses, senão de Deus. Não terás satisfação em nada que exclua Deus.

II Não farás imagens Não tratarás como Deus o que não é Deus. Não compararás Deus com qualquer de suas criaturas. Não atribuirás poder divino a qualquer das criaturas de Deus. Não colocarás nenhuma criatura entre ti e o teu Deus. Não diminuirás Deus para que possas compreendê-lo ou dominá-lo. Não adorarás qualquer criatura que pretenda representar Deus.

III Não tomarás o nome do teu Deus em vão. Não dissociarás o nome da pessoa de Deus. Não colocarás palavras na boca de Deus. Não te esconderás atrás do nome de Deus. Não usarás o nome de Deus para te justificares. Não te relacionarás com uma ideia a respeito de Deus, senão com o próprio Deus. Não semearás dúvidas respeito do caráter e da identidade de Deus.

IV Lembra-te do sábado. Não deixarás de dedicar tempo exclusivamente para Deus. Não deixarás de prestar atenção em Deus. Não deixarás de descansar em Deus. Não derivarás teu valor da tua produtividade. Não tratarás a vida como tua conquista. Não deixarás de reconhecer que em tudo dependes de Deus.

 V Honra teu pai e tua mãe. Não negarás tua origem. Não terás vergonha do teu passado. Não deixarás de fazer as pazes com tua história. Não destruirás a família. Não banalizarás a autoridade dos pais em relação aos filhos. Não deixarás teu pai e tua mãe sem o melhor dos teus cuidados.

VI Não matarás. Não tirarás a vida de alguém. Não tirarás ninguém da vida. Não negarás o perdão. Não farás justiça com tuas mãos movidas pelo ódio. Não negarás ao outro a oportunidade de existir na tua vida. Não construirás uma sociedade que mata.

VII Não adulterarás. Não farás sexo; Não farás sexo na imaginação; Não farás sexo virtual; Exceto com teu cônjuge. Não te deixarás dominar pelos teus instintos físicos. Não terás um coração leviano e infiel. Não te satisfarás apenas no sexo, mas te realizarás acima de tudo no amor.

VIII Não furtarás. Não vincularás tua satisfação às tuas posses. Não te deixarás dominar pelo desejo do que não possuis. Não usurparás a propriedade e o direito alheios. Não deixarás de praticar a gratidão. Não construirás uma imagem às custas do que não podes ter. Não pensarás só em ti mesmo.

IX Não dirás falso testemunho. Não dirás mentiras. Não dirás meias verdades. Não acrescentarás nada à verdade. Não retirarás nada da verdade. Não destruirás teu próximo com tuas palavras. Não dirás ter visto o que não vistes.

 X Não cobiçarás. Não viverás em função do que não tens. Não desprezarás o que tens. Não te colocarás na condição de injustiçado. Não desdenharás os méritos alheios. Não duvidarás da equanimidade das dádivas de Deus. Não viverás para fazer teu o que é do teu próximo, mas do teu próximo o que é teu.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PORTA




Quem bate à sua porta?


Estive pensando neste assunto: quem bate à nossa porta.

Tanto no início quanto  no fim da Bíblia encontrei duas respostas para essa pergunta.


1. Gênesis.4:7

"...saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".

Deus fala sério com Caim sobre o pecado que quer dominar o homem e o cuidado que precisamos tomar para que PECADO  não nos destrua.

Como sabemos, Caim não cuidou de seu coração e foi destruído pelo próprio pecado.

2.Apocalipse 3:20; "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo"

Jesus está batendo à nossa porta; ele quer entrar e transformar nossa vida. mas será que queremos que ele visite todos os cômodos ou tem aquele quartinho escuro onde não permitimos que ninguém entre, muito menos Jesus?

Existe uma porta e alguém que bate. Para quem vamos abri-la ou fechá-la, cabe a cada um decidir.

Ótimo dia a todos, na paz do nosso Senhor e salvador, Jesus.

sábado, 6 de agosto de 2011

MISERICÓRDIA!

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me

Davi tinha sido altamente abençoado por Deus que fez dele Rei de Israel, concedendo-lhe vários privilégios.
Ele pecou contra Deus.
Eu também fui altamente abençoada por Deus por meio de Jesus.
Eu pequei contra Deus  e agora?

Realmente Deus tem toda razão para me condenar quando eu peco contra Ele. Afina,l deu seu único Filho para morrer por mim. E depois de eu ter aceitado Jesus como meu Salvador, depois de conhecer o Evangelho e saber tudo o que Cristo passou por mim, eu ainda peco contra ele.
É muito duro reconhecer que às vezes gosto do pecado. Infeliz que sou, somente a misericórdia de Cristo pode me livrar deste tormento.
Preciso ter a atitude de Davi, derramar meu coração diante de Deus e pedir perdão com um coração contrito.

  Ler é preciso A PALAVRA NA MEMÓRIA E NO  CORAÇÃO Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11 A prática da lei...